Voluntariado

 

“Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos.” (Organização das Nações Unidas –  ONU, 2013)

A PCAND, no âmbito das competências e funções enquanto entidade organizadora de eventos desportivos nacionais e internacionais, tem em consideração a importância da colaboração dos voluntários nos vários domínios do desenvolvimento desportivo. Da recreação ao alto rendimento, são indispensáveis ao êxito de qualquer uma destas perspetivas de desenvolvimento da prática desportiva.

 

imagem de conteúdo

 

Voluntários pontuais

Estes voluntários obtêm uma experiência muito enriquecedora fazendo parte da organização de eventos competitivos pontuais, normalmente de curta duração. Exemplo destas organizações são os campeonatos nacionais de Boccia, organizados pela PCAND e que duram normalmente um a dois dias. O voluntário é integrado numa família, inserido dentro da organização ou com funções de cronometrista/ marcador. Tem a oportunidade de conhecer uma realidade diferente, de conhecer atletas, treinadores, e outros elementos implicados na modalidade.

Se quiseres desempenhar estas funções poderás sempre entrar em contacto connosco, consultando o Plano Anual de Atividades da PCAND 2017-18

 

Voluntários afiliados

Destacamos os Classificadores Desportivos, técnicos que avaliam as capacidades funcionais dos praticantes, colocando-os numa classe desportiva de perfil funcional idêntico, bem como os árbitros de Boccia, de quem depende, em grande parte, o sucesso e a credibilidade das competições em que participam e para as quais é solicitada a sua colaboração.

Em ambos os casos, alguns destes voluntários atingem o nível internacional. Para se tornar Classificador Desportivo ou Árbitro de Boccia terá de realizar cursos de formação com componente teórica e prática, adequadas ao desempenho destas funções. Poderá obter mais informações na área “Oficiais” do nosso sítio da internet.

A PCAND destaca também o trabalho que pode ser desenvolvido por elementos voluntários mais relacionados com a manutenção de estruturas orgânicas já existentes. Exemplo desse trabalho é a página do Facebook da PCAND, o sítio da Internet, algum trabalho técnico relacionado com a organização de competições, elaboração de bases de dados e recolha de informações pertinentes, etc.

 

Voluntários de Clubes/ Associações

Estes voluntários têm um papel decisivo na estrutura competitiva do desporto adaptado no nosso país. Desempenham um leque de tarefas muito vastas em clubes e associações: treinadores, acompanhantes, auxiliares, manutenção de instalações desportivas, etc. Muitas vezes são os próprios familiares a desempenhar estas funções, mas existem muitos voluntários que colaboram quase ou mesmo diariamente com os atletas e outras estruturas e recursos dos clubes. Caso desejes colaborar com algum clube ou associação da tua região, entra em contacto com a PCAND.

A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.” (Robert Baden-Powell)