Quem Somos

imagem de conteúdoA Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto (PCAND) tem como missão promover a prática generalizada do Desporto por Pessoas com Paralisia Cerebral e situações neurológicas afins, procurando criar as condições de acessibilidade e de orientação da prática desportiva, sempre que possível de forma integrada nas estruturas já existentes do desporto regular e no meio comunitário onde residem os praticantes.

Assume-se como um órgão consultivo, reconhecido e respeitado internacionalmente, para questões de deficiência e desporto, sendo reconhecida pela FPDD, Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes e membro do CPISRA, a Organização desportiva internacional para pessoas com Paralisia Cerebral.

De acordo com as inscrições efectuadas no ano de 2010, a PCAND está responsável pela representação das seguintes modalidades: Boccia, Tricicleta, Futebol, Natação, Atletismo, Ciclismo e Slalom. 

imagem de conteúdo

As actividades desportivas constituem benefícios para a saúde e vantagens sociais para as pessoas com deficiência.

Trabalhando com a boa vontade de muitos, a PCAND consegue organizar campeonatos a nível regional, nacional e internacional. Para além das competências inerentes aos eventos de prática desportiva, a PCAND tem também como âmbito as formações de outros agentes desportivos, como por exemplo marcadores/ cronometristas de Boccia, juízes de Boccia e futuramente de treinadores desta mesma modalidade. 

 imagem de conteúdo

  A Paralisia Cerebral:

A Paralisia Cerebral decorre de lesões ao nível do cérebro e do sistema nervoso, ocorridas antes do nascimento, durante o parto ou pouco após o nascimento. As consequências da Paralisia Cerebral podem tomar a forma de:
• Limitações de movimentos
• Descoordenação de movimentos
• Epilepsia
• Dificuldades de aprendizagem
• Dificuldades visuais
• Dificuldades auditivas
• Espasmos musculares
• Flacidez muscular
• Rigidez muscular
• Fraqueza

 As pessoas com Paralisia Cerebral são por vezes marginalizadas pela sociedade, podendo adquirir problemas psicológicos causados pela frustração da sua deficiência. A missão da PCAND passa também por contribuir para inverter esta situação, melhorando o estado físico, mental e o bem-estar das pessoas com Paralisia Cerebral. Através da prática desportiva com a PCAND, os nossos atletas aumentam o seu nível de confiança, constroem amizades duradouras e socializam com pessoas que enfrentam dificuldades similares às suas, num ambiente onde não se sentem diferentes. Contudo, nada disto é feito sem apoio, nomeadamente de elementos voluntários que contribuem para um acréscimo de qualidade dos eventos em que são solicitados.

imagem de conteúdo