Árbitros

imagem de conteúdoA PCAND é a associação responsável, a nível nacional, pela formação de Juízes de Boccia de Nível I e II. Existem três níveis de formação de Juízes de Boccia, a saber:

Nível I: Marcador/ Cronometrista
Nível II: Árbitro Nacional de Boccia
Nível III: Árbitro Internacional de Boccia

Como posso tornar-me árbitro?

A PCAND promove cursos de árbitros em diferentes momentos da época.
Os cursos de Nível I são realizados no decorrer de uma competição local de Boccia, seja ela de âmbito regional ou nacional. Compreendem uma componente teórica, normalmente ministrada na véspera da competição, e uma componente prática a ser desenvolvida no decorrer da mesma competição.

Os cursos de Nível II são realizados normalmente no início das épocas desportivas, e têm uma componente teórica com a duração de dois/ três dias. No final dessa componente os formandos terão de realizar um Teste de Avaliação de Conhecimentos. Após esse teste poderão ser considerados aptos a completar a sua formação através da componente prática, realizada através do exercício das funções de árbitro de Boccia em pelo menos três competições organizadas pela PCAND.

Árbitros nomeados para competições Internacionais:
Graças a um desempenho muito positivo e competente, os árbitros internacionais portugueses são frequentemente solicitados a participarem em provas de âmbito internacional, desde torneios de preparação até aos Jogos Paralímpicos.

Poderá consultar a participação dos árbitros de Boccia portugueses nas competições internacionais mais recentes no documento que se encontra em anexo.

imagem de conteúdo

Na próxima época desportiva 2015-2016 a PCAND prevê a realização de dois cursos de Árbitro de Boccia de Nível II. Se desejar participar esteja atento às datas e locais de realização que serão indicadas aqui ou envie um mail indicando a sua intenção de participação para tecnico@pcand.com.