Boccia Sénior - Sobre a Modalidade

A modalidade de Boccia é reconhecida, a nível nacional e internacional, como a mais pertinente para praticantes desportivos com paralisia cerebral e doenças neurológicas afins, bem como outras deficiências motoras de origem não cerebral.

No entanto, temos assistido nos últimos anos a um incremento significativo da prática de outros grupos alvo, nomeadamente de crianças e idosos sem deficiência.

No que diz respeito aos idosos, o chamado Boccia Sénior tem sido um sucesso, tendo o número de praticantes aumentado significativamente. Na última época desportiva de 2015-16, estiveram inscritos cerca de 750 idosos, em representação de 68 associações/ clubes e outras entidades.

As provas de âmbito nacional estão compreendidas no Campeonato Nacional de Boccia Sénior, dividido por zonas e com Fases Finais, e na Taça de Portugal de Boccia Sénior. Ambas as provas são mistas quanto ao género dos praticantes  e têm um caracter de prática individual e de equipas.

A PCAND assumiu, a partir desta época desportiva 2016-17, a responsabilidade total pela gestão e organização de toda a atividade relativa ao Boccia Sénior. A partir de agora, poderá encontrar aqui documentos relevantes como o Regulamento Nacional de Boccia Sénior, as Regras Oficiais, o Calendário Competitivo e outras informações que a PCAND considerar pertinentes.