Atletismo - Sobre a Modalidade

O Atletismo, e à semelhança dos Jogos Olímpicos, é uma das principais modalidades do movimento Paralímpico. Destina-se essencialmente a atletas com deficiências motoras, visuais e com paralisia cerebral, de ambos os géneros.

Os atletas com deficiêcnias motoras e paralisia cerebral podem competir, em alguns casos, em cadeiras de rodas pois muitas vezes não têm capacidade funcional, nomeadamente no que concerne aos membros inferiores.

O programa de competição divide-se em pista e campo, consoante o tipo de provas: corridas, velocidade,  meio-fundo e fundo ou concursos, saltos e lançamentos. Apesar do programa Paralímpico não incluir provas como o lançamento do martelo, salto com vara e corridas de obstáculos e barreiras, todo o restante programa se assemelha ao restante programa olímpico.

imagem de conteúdo

O Atletismo faz parte do Programa Paralímpico desde os primeiros jogos em Roma, 1960. A nível nacional destacamos a atleta Graça Fernandes, do Clube de Gaia, com vários resultados de destaque a nível nacional e internacional.