Euro Boccia Póvoa 2017

Wednesday, 8 November 2017

Escrito por Pedro Saraiva

É tempo de realizar um pequeno balanço ao Campeonato da Europa de Boccia 2017, que decorreu na Póvoa de Varzim até ao passado dia 2 de Novembro.

No que diz respeito à organização, as opiniões foram unânimes em considerá-la um sucesso, valorizando a contribuição de todos os grupos intervenientes: o empenho e a alegria de todos os voluntários; a dedicação e compromisso de toda a equipa do comité organizador; a disponibilidade permanente do Presidente e restante edilidade da Póvoa de Varzim, técnicos e todos os funcionários do pavilhão Municipal e de outras entidades colaboradoras.

Quanto aos resultados desportivos, constatou-se uma vez mais a evolução contínua dos atletas, a nível de capacidades e competências, elevando uma vez mais a fasquia e o grau de dificuldade na obtenção de lugares de topo em competições de âmbito internacional.

A seleção nacional de Boccia sentiu essas dificuldades, tendo-as superado na classe de Individuais BC2, onde Nélson Fernandes se sagrou campeão da Europa e Abílio Valente obteve a medalha de bronze, e na categoria de Pares BC4, onde Pedro Clara, Manuel Cruz e Carla Oliveira também se sagraram Campeões da Europa, apesar da forte concorrência. Há ainda a destacar o 5º lugar de José Carlos Macedo em Individuais BC3 e Pedro Clara em Individuais BC4, o 6º lugar de António Marques e o 9º de João Pinto em Individuais BC1.

Tendo em vista a participação nas próximas provas internacionais, a equipa técnica e atletas da seleção nacional continuarão a realizar um forte investimento na preparação, tendo em vista a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2018.

Uma dessas provas será certamente o World Open Póvoa 2018, que terá lugar na Póvoa de Varzim entre os dias 2 e 9 de Julho de 2018, onde todos desejamos que os sucessos acima referidos se repitam e, quiçá, sejam maiores.

Força Boccia Portugal!