Campeonato da Europa de Boccia: Portugal arrecada 3 medalhas e continua na luta pela qualificação!

Tuesday, 3 September 2019

Escrito por Marta Mascarenhas

Foi no passado domingo, dia 1 de Setembro, que a Seleção Nacional de Boccia regressou a Portugal depois de uma participação de sucesso no Campeonato da Europa da modalidade.

Todos os olhos estavam postos nesta prova que assegurava aos medalhados de ouro um passaporte direto para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, objetivo último do esforço e dedicação de todos os atletas da modalidade nos últimos 3 anos.

A prestação dos Atletas Lusos permitiu-lhes, assim, arrecadar importantes pontos do ranking mundial que permitirão aceder aos Jogos Paralímpicos, tendo sido obtidos os seguintes resultados:

Medalhas - Competição Individual

  • Abílio Valente: Medalha de Ouro – Competição Individual BC2

Medalhas – Competição de Pares & Equipas

  • Equipa BC1-BC2 [Abílio Valente, André Ramos, António Marques, Cristina Gonçalves, Nelson Fernandes]: Medalha de Prata
  • Par BC4 [Carla Oliveira, Nuno Guerreiro, Manuel Cruz]: Medalha de Bronze

O título de campeão europeu na Classe BC2 manteve-se em Portugal, passando de Nelson Fernandes (Campeão em título desde 2017), para Abílio Valente. Este título, aliás, tem sido conquistado por Portugal ininterruptamente desde 2001.

Fica agora cada vez mais perto a qualificação para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020: se é certo que o agora Campeão Europeu Abílio Valente conquistou a primeira vaga individual para Portugal, está também cada vez mais próxima a qualificação da Equipa BC1-BC2 e do Par BC4, cujos resultados nesta prova permitiram sedimentar esse objetivo.

Resta agora continuar o árduo trabalho de preparação para participação no BISFed 21019 Boccia World Open – Póvoa de Varzim, que decorrerá de 28 de Outubro e a 4 de Novembro de 2019, e que constituirá a última prova europeia de qualificação.