3 TÍTULOS MUNDIAIS NO CAMPEONATO DO MUNDO DE JOVENS

Tuesday, 18 July 2023

Escrito por Isabel Silva

Terminou no passado dia 13 de julho, o 1º Campeonato do Mundo de Jovens de Boccia com um saldo positivo e muito sorridente para os Jovens Lusos! Esta competição decorreu de 8 a 13 de julho com a presença de 50 jovens de 12 países e foi, para muitos dos atletas, a primeira internacionalização e a primeira demonstração em como são o futuro da modalidade.

Esta prova teve um alto nível de competitividade entre os atletas, mas sempre acompanhada de entreajuda, sorrisos e partilha entre todos.

Individualmente, a Seleção Lusa obteve dois títulos mundiais (BC1 Masculino - Francisco Gouveia & BC2 Masculino - David Araújo), duas medalhas de prata (BC2 Feminino - Catarina Monteiro & BC4 Masculino - Tiago Silva) e três medalhas de bronze (BC2 Feminino - Mónica Costa, BC3 Masculino - Diogo Castro & BC4 Masculino - Paulo Cardoso). A atleta Beatriz Leite terminou a sua participação em 4º lugar, o Pedro Velosa e a Alice Moreira em 5º lugar, a Ana Laura Ferreira em 6º lugar e o Henrique Coelho e o Luís Costa em 7º.

A nível coletivo, os jovens arrecadaram um título mundial na Equipa BC1/BC2 (Catarina Monteiro, David Araújo, Francisco Gouveia, Mónica Costa & Pedro Velosa) e uma medalha de prata nos Pares BC4 (Paulo Cardoso & Tiago Silva). O Par BC3 (Alice Moreira, Ana Laura Ferreira, Diogo Castro & Luís Costa) terminaram em 4º lugar.

A nível geral, a Seleção Nacional de Boccia Jovem tem mostrado que tem muito para dar e continuar a mostrar durante as suas participações nacionais e internacionais, mostrando que são que o futuro da modalidade está neles.

O atual Selecionador Nacional, Prof. Luís Ferreira, refere o seguinte: "Os atletas presentes na competição são fruto de um longo trabalho realizado com muitos outros, mas tendo recaído a escolha nestes para representarem Portugal ao mais alto nível.

Os jovens atletas demonstraram durante todos os estágios realizados muito interesse e vontade assim como o seu grande valor para com a modalidade.

Toda a equipa técnica tem a certeza do grande valor dos jovens presentes na competição e como tal estamos todos orgulhosos pelos resultados conseguidos."

Muitos parabéns a todos! Atletas, assistentes desportivos/operadores de calha, treinadores e famílias por todo o apoio demonstrado durante a competição.