UTILIZAÇÃO DE BOLAS DE BOCCIA DE FORNECEDORES OFICIAIS DA BISFED: DETERMINAÇÃO DA SUA NÃO APLICAÇÃO A NÍVEL DAS COMPETIÇÕES NACIONAIS DE BOCCIA DA PCAND

Friday, 2 July 2021

Escrito por Marta Mascarenhas

Como poderá ser do vosso conhecimento, a Federação Internacional de Boccia [BISFed] determinou recentemente que os atletas terão de utilizar exclusivamente bolas de fornecedores oficiais da BISFed nas suas grandes competições (BISFed World Championships, Paralympic Qualifier Event ou BISFed World Cups Series) a partir de 1 de Janeiro de 2022 e em todas as competições Internacionais da BISFed a partir de 2023.

Tal medida implicará um significativo esforço financeiro dos países e dos atletas, bem como a impossibilidade de os atletas utilizarem as suas próprias bolas de boccia, trabalhadas em contexto de treino e competição e que continuam perfeitamente válidas, já que passam nos testes oficiais da BISFed.

Portugal manifestou-se frontalmente contra esta medida, tendo formalizado a sua posição junto daquela Federação Internacional e dos restantes Países Membros da BISFed.

Nesse sentido, e em coerência com a posição assumida internacionalmente, determina a PCAND não estar em vista a adoção de quaisquer alterações por forma a adotar medida semelhante a nível das competições nacionais de boccia. Assim, desde que o equipamento desportivo utilizado em competições da PCAND cumpra as regras da modalidade e passe nos testes oficiais para sua aferição, será permitida a sua utilização nas provas nacionais durante toda a época de 2021 – 2022.

A não adoção de medida similar a nível nacional resulta do facto da PCAND acreditar que o Boccia deve continuar a ser, o mais possível, uma modalidade acessível a todos, sendo que uma alteração desta natureza será sempre precedida da consulta aos Associados da PCAND, por forma a determinar o melhor curso de ação.

Mais se informa que a Direção da PCAND envidará todos os esforços para que os atletas que representam Portugal a nível internacional possam fazê-lo nas melhores condições possíveis, como tem sido prática comum.