A modalidade de Boccia é reconhecida, a nível nacional e internacional, como a mais pertinente para praticantes desportivos com paralisia cerebral e doenças neurológicas afins, bem como outras deficiências motoras de origem não cerebral.
No entanto, temos assistido nos últimos anos a um incremento significativo da prática de outros grupos alvo, nomeadamente de crianças e idosos sem deficiência.
No que diz respeito aos idosos, o chamado Boccia Sénior tem sido um sucesso, tendo o número de praticantes aumentado significativamente. Na época desportiva de 2018-19, estiveram inscritos cerca de 800 idosos, em representação de 69 associações/ clubes e outras entidades.
As provas de âmbito nacional estão compreendidas no Campeonato Nacional de Boccia Sénior, dividido por zonas e com Fases Finais, e na Taça de Portugal de Boccia Sénior.
Ambas as provas são mistas quanto ao género dos praticantes e têm um caracter de prática individual e de equipas.
A PCAND assumiu, a partir da época desportiva 2016-17, a responsabilidade total pela gestão e organização de toda a atividade relativa ao Boccia Sénior.
Poderá encontrar aqui documentos relevantes para a nova época desportiva 2023-24 e outras informações que a PCAND considerar pertinentes.
Poderá também aceder à PLATAFORMA DE INSCRIÇÃO na época desportiva 2023-24 e para cada prova, clicando AQUI.