Póvoa de Varzim 2022 World Boccia Cup

Monday, 18 July 2022

Escrito por Isabel Silva

A Competição Individual do Póvoa de Varzim 2022 World Boccia Cup terminou, após 4 dias intensos não frustrando as expectativas de todos os que contavam com uma grande competição. Nas diferentes categorias estiveram presentes 56 atletas do TOP 12 mundial contabilizando todas as classes e géneros e ao longo da prova foi possível observar jogos muito disputados e com um grande nível. Entre os 24 países presentes, apuram-se para a fase eliminatória atletas de 19 países e na luta pelas medalhas estiveram representados 16 países, o que demonstra uma grande representatividade de atletas. Já no que respeita à atribuição de medalhas estiveram representados 12 países, sendo o grande destaque a impressionante prestação da Seleção Tailandesa que, entre as 8 provas individuais em disputa conseguiu alcançar a medalha de ouro em 5 delas e ainda um 3º lugar. Para além da Tailândia mais nenhuma seleção conseguiu alcançar mais do que uma medalha de ouro, tendo Portugal e Hong Kong estado em destaque ao conseguirem um total de 4 e 3 medalhas respetivamente, entre as quais uma de ouro.

Individual BC1 - Female Satanan Phromsiri (THA)
Amagoia Arrieta (ESP)
Andreza Oliveira (BRA)
Individual BC1 - Male  Witsanu Huadpradit (THA)
Daniel Perez (NED)
David Smith (GBR)
Individual BC2 - Female Claire Taggart (CAN)
Ana Correia (POR)
Hiu Lam Yeung (HKG)
Individual BC2 - Male Worawut Saengampa (THA)
Abílio Valente (POR)
Watcharaphon Vongsa (THA)
Individual BC3 - Female Sonia Heckel (FRA)
Yuen Kei Ho (HKG)
Yejin Choi (KOR)
Individual BC3 - Male Akkadej Choochuenklin (THA)
Tak Wah Tse (HKG)
José Gonçalves (POR)
Individual BC4 - Female Carla Oliveira (POR)
Michaela Balcova (SVK)
Alison Levine (CAN)
Individual BC4 - Male Pornchok Larpyen (THA)
Artem Kolinko (UKR)
Samuel Andrejcik (SVK)

A competição de pares e equipas do Póvoa da Varzim 2022 World Boccia Cup deu continuidade ao grande nível observado na competição individual e ao longo dos 2 dias de prova assistiram-se a jogos extraordinários. A emoção esteve sempre presente e no primeiro dia de prova a decisão dos lugares de apuramento para a fase eliminatória foi quase sempre discutida até à última bola. Dos 17 países presentes na competição de pares e equipas, 8 conseguiram garantir presença nas meias finais e apenas Portugal, Grã-Bretanha, Tailândia e Hong Kong conseguiram garantir mais do que 1 par/equipa nas meias finais. Na distribuição das medalhas, apenas a Tailândia conseguiu alcançar mais do que uma o que demonstra que cada vez mais os resultados são imprevisíveis refletindo um grande desenvolvimento da modalidade a nível global. Entre os medalhados de ouro, a grande surpresa foi a equipa BC1/BC2 da Grã-Bretanha que conseguiu suplantar diversas seleções com ranking superior. Já nas restantes classes, as vitórias de Hong-Kong em pares BC3 e da Eslováquia em pares BC4 foram menos surpreendentes ainda assim tiveram de demonstrar o seu melhor nível para levarem de vencidos os seus adversários. Os medalhados nesta competição foram:

  Pares BC3 Pares BC4 Equipas BC1/BC2
Hong Kong Eslováquia Grã-Bretanha
França Tailândia Brasil
Portugal Canadá Tailândia

Terminou assim mais uma grande competição internacional de boccia na cidade da Póvoa de Varzim – Portugal. O nível de jogo esteve verdadeiro alto servindo quase como um ensaio geral para o campeonato do mundo que se vai realizar no final do ano no Rio de Janeiro – Brasil.

Para finalizar, uma palavra de agradecimento a todos os que tornaram esta competição possível e esperamos ter estado à altura de todas as necessidades. Um excelente regresso a casa para todos os participantes e esperamos ver-vos em breve na “Capital do Boccia”!

 

Pode ver-se algumas fotografias na página do evento AQUI.