BRONZE PARA A EQUIPA EM MONTREAL

Monday, 6 May 2024

Escrito por Isabel Silva

Terminou ontem, 5 de maio, o Montreal 2024 World Boccia Cup com uma medalha coletiva para a Seleção Nacional de Boccia e um 4° lugar.

Na competição individual, o atleta André Ramos ficou em 4º lugar; os atletas Carla Oliveira, David Araújo e José Abílio Gonçalves terminaram nos quartos de final; e as atletas Ana Catarina Correia, Ana Sofia Costa e Cristina Gonçalves na fase de grupos.

O Nuno Guerreiro terminou a sua participação na competição individual com duas derrotas na fase de grupos. A Cristina Gonçalves, com uma vitória e duas derrotas, e Ana Catarina Correia, com duas derrotas, ambas terminaram também na fase de grupos. A Ana Sofia Costa após duas derrotas na fase de grupos termina também a sua participação individual.

O David Araújo com duas vitórias e uma derrota na fase de grupos, passou em segundo do seu grupo e defrontou o israelita Nadav Levi nos playoffs acabando por perder, dando por terminada a participação na competição individual. A Carla Oliveira passou em segundo lugar do seu grupo com uma vitória e uma derrota. Nos quartos de final defrontou e perdeu o jogo contra a atleta Wai Yan Vivian Lau de Hong Kong China terminando assim a sua participação na competição individual. O José Abílio Gonçalves com uma vitória e uma derrota na fase de grupos, passa em segundo lugar do seu grupo e passa para os quartos de final onde vai defrontar o William Arnott da Grã Bretanha. O atleta luso perdeu nos quartos de final contra o atleta William Arnott da Grã Bretanha, ficando sem acesso às meias finais.

O André Ramos passou em primeiro lugar do seu grupo com três vitórias e passou diretamente para as meias finais. Perdeu na meia final com o atleta Mexicano Eduardo Sanchez e disputou a medalha de bronze com o coreano Dohyun Kim ficando em 4° lugar na competição individual.

O Par BC4 constituído pelos atletas Carla Oliveira & Nuno Guerreiro passou em segundo lugar do seu grupo após uma derrota e duas vitórias na fase de grupos. Nos playoffs, contra a Croácia, acabou por perder e terminar a sua participação na competição coletiva.

O Par BC3 constituído pelos Ana Sofia Costa & José Abílio Gonçalves, com uma vitória e uma derrota na fase de grupos, passou em segundo lugar do seu grupo tendo acesso aos playoffs. Nesta fase defrontou e ganhou ao par da Grécia por 3 a 2. Nas meias finais defrontou a Australia, o número 1 do ranking mundial, perdendo por 7 a 2. De seguida, na disputa da medalha de bronze com a Coreia do Sul, o par luso perdeu por 5 a 3, ficando em 4° lugar na competição coletiva.

 

A Equipa BC1-BC2 constituída pelos atletas Ana Catarina Correia, André Ramos & David Araújo venceram dois jogos na fase de grupos, tendo perdido apenas com a equipa que viria a ganhar a competição. Passaram então em segundo lugar do seu grupo diretamente para as meias finais onde defrontaram a Coreia do Sul perdendo 8 a 6. A seguir, contra o Canadá, venceram por uma margem de 7 a 1 conquistando assim a medalha de bronze!

Muitos parabéns a todos os envolvidos nesta competição!

Parabéns Portugal!